quarta-feira, 10 de julho de 2013

Porque fazer um intercâmbio?


Esse post deveria ser um dos primeiros a ser postados aqui, mas acabou só dando pra fazer agora. Mas então, porque fazer um intercâmbio Leticia? Bem, esse SEMPRE foi meu sonho e estava nas minhas metas de vida, graças à Deus e a SEDU (haha) consegui a bolsa e agora estou nos preparativos para a minha tão sonhada viagem. Quando você pensa em fazer um intercâmbio você tem que tá consciente que não é uma colônia de férias, você terá responsabilidades e dificuldades também. Claro, haverá sim muita diversão... Experimentar novas sensações, conhecer algo novo a cada dia, é como se fôssemos "bebês" novamente. Encontrei e separei aqui alguns bons motivos para se aventurar nessa jornada :D

_____________________________________

1- Aprender e falar fluentemente um novo idioma: por mais aulinha de inglês e espanhol que se faça no Brasil, não há comparação com morar no país e realmente falar essas línguas (e muitas outras!) 24 horas por dia, 7 dias por semana! Você aprende muito mais rápido, por necessidade de se comunicar.

2- Fazer amigos: é incrível a quantidade de pessoas diferentes que você vai conhecer, e muitos deles se tornarão grandes amigos. Se você escolher fazer um curso de idiomas no país que está indo morar, aí sim conhecerá pessoas dos mais diversos países do mundo! Além de conhecer outras culturas, nada como ter uma “casa” para passar as férias na França, Alemanha, Coréia, Índia, Suíça, Rússia, entre tantas outras nações.

3- Conhecer uma nova cultura: existem diversas coisas que para nós são praticamente verdades absolutas, mas que quando você está em um intercâmbio percebe que não é bem por aí, e nota a diferença da nossa cultura para a cultura do outro país. É sair da nossa comodidade e aprender como milhões de pessoas vivem. Suas tradições, feriados, valores, alimentação, vestuário… como muitas coisas são completamente diferentes só por se tratar de outro país, e ao mesmo tempo como muitas coisas são tão parecidas com o que estamos acostumados.

4- Sair da rotina: Você se sente como se tivesse férias prolongadas da vida, mesmo estudando ou trabalhando, só por estar em um novo ambiente com novas pessoas. Saia da monotonia, faça um intercâmbio e dê uma chacoalhada na sua vida!

5- Ser independente: independência não é algo que se tem, e sim que se alcança. Se existe sempre alguém para fazer algo por você, você acaba não conquistando isso. E no intercâmbio não tem jeito, você vai atrás dos seus interesses e em outra língua. E se sente tão bem quando consegue “make things done” (fazer as coisas acontecerem).

6- Conhecer a si mesmo: Um tempo para analisar a si mesmo, descobrir o você dentro de você. O que você realmente gosta, o que é importante, o que é mundano. As emoções se afloram e você tem esse tempo para pensar e se auto-descobrir. Algo que muda sua vida para sempre.

7- Abrir a cabeça: o mundo é muito maior do que a cidade em que nascemos. E é isso que percebemos em um intercâmbio. Abrimos a cabeça, começamos a aceitar muito melhor as diferenças, pois afinal, aqui nós que somos os ‘diferentes’.

8- Dar um upgrade no seu currículo: ter uma experiência no exterior em seu currículo é sempre muito bem visto. Mostra diversas qualidades em apenas uma linha. Amadurecimento, fluência em outra língua, contato com o mercado estrangeiro e suas formas de fazer negócios. Tanto no país onde você está indo fazer intercâmbio, que procura diversidade em seus empregados, como na volta nas empresas que você escolher trabalhar. Seja com cursos no exterior ou trabalhos, ter esse tipo de diferencial é excelente.

9- Valorizar a família e os amigos: no intercâmbio você vai sentir saudades. Saudades da família, dos amigos, da comidinha brasileira, de várias outras coisas. E é essa saudade que te mostra o quão importante são essas pessoas para você, coisa que no dia a dia você nem percebe, já que as tem ali a qualquer hora e momento.

10- Fotos incríveis, histórias memoráveis: viajar é cultura, mas é também acumular momentos maravilhosos que ficarão guardados na memória para sempre. Imagina só o que é então fazer intercâmbio? Você voltará uma pessoa diferente, com ideias diferentes e milhares de histórias para compartilhar e fotografias para mostrar no seu Facebook.


E a saudade? Nessa era digital, a saudade ainda existe, mas é quase que impossível ficar sem contato com os amigos e a família. Além da internet, ligações internacionais não são tão caras como antigamente. Então seu intercâmbio perfeito está apenas a um passo de você. É somente uma questão de iniciativa e coragem. Lembre-se você que faz seu intercâmbio "perfeito", nos erros e dificuldades você aprenderá a amadurecerá com eles também. Tomou coragem? Então não tenha medo de embarcar nessa aventura!




Ficou grandinho mas espero que tenham gostado, qualquer dúvida é só falar  nos comentários :) Bjão.

14 comentários:

  1. Mt legal! Já fiz 3 intercambios.. não me canso. Mas morro de saudade do meu país :( Vc vai pra onde nos eua?? :) Beijos!



    http://fernandamarx.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, que massa :D Gostaria de fazer vários! Saudade sempre vai ter né? Ainda não sei, estou homeless ainda /: Na espera. Bjão.

      Excluir
  2. Parabéns pelo sonho realizadoo!! :)
    Morro de vontade de fazer um intercâmbio ainda.. Se tudo der certo, só mais um aninho e faço!

    Beijos

    http://dondoca-nao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!!! Awn dará certo sim, Yandra :)
      Bjs.

      Excluir
  3. AAh que linda ! Tô animada por você, depois te peço algumas dicas pra mim tentar passar na prova rsrs ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão pelo carinho *-* Claro, só perguntar! A seleção já tava vindo ai né? Bj.

      Excluir
    2. Siim, omg não me fale nisso que eu vou ter um treco aqui x.x

      Excluir
    3. Keep calm hahah mas sério fica tranquila, é o segredo! Além de estudar bastante, claro. Dará tudo certo.

      Excluir
  4. Meu Deus que sonho , ainda irei fazer um intercâmbio *--*

    Amei o blog , seguindo você !

    http://www.garotasdefevereiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adoraria fazer um intercambio pros Estados Unidos!
    Tem SORTEIO no blog, participa? http://moda-hoje-em-dia.blogspot.com.br/2013/07/sorteio.html

    ResponderExcluir
  6. Ai que sonho! Morro de vontade de fazer um, mas cade coragem? kkkkk, aproveite TODOS os momentos, e boa viagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ter coragem mesmo, mas temos que enfrentar esses medos fazer o quê uashaus Muito obrigada viu =)

      Excluir